Sobre o IBAPE-RJ

Nos anos 1940 os processos judiciais cí­veis tinham muitas vezes prova pericial de engenharia e os peritos eram nomeados diretamente por Juízes de Primeira Instância que lhes confiavam o encargo probatório a partir de indicações e contatos pessoais. Estes profissionais, que funcionavam esporadicamente, não tinham uma Instituição que os representasse perante o Poder Judiciário e à sociedade em geral.

Porém o crescimento do número de processos na então Capital da República, o Rio de Janeiro, no início dos anos 1950 com a reiterada nomeação de alguns profissionais que conquistaram a confiança dos Juí­zes como consequência da sua idoneidade e qualidade de trabalho,

fez com que entre eles nascesse a ideia de se congregarem em um orgão exclusivo de peritos.

Com este objetivo, reuniram-se cerca de 20 engenheiros e arquitetos no dia 15 de julho de 1952 na sede do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Distrito Federal quando foram lançadas as bases de uma associação especí­fica desta atividade. Foram discutidos objetivos, estatuto, código de conduta e outros assuntos de interesse comum até que, em Assembleia Geral ocorrida no dia 10 de março de 1953, foi fundado o Instituto de Engenharia Legal com 39 associados fundadores.

No dia 10 de março de 1953, foi fundado o Instituto de Engenharia Legal com 39 associados fundadores.

Nascia assim, em uma sala do Fóum da Justiça do Distrito Federal, a primeira Instituição de peritos de engenharia e arquitetura do Brasil, sendo o seu primeiro Presidente o Engenheiro Civil Sebastião Fragelli e Vice-presidente o Engenheiro Civil Alberto Lélio Moreira. Constante no artigo 1° do seu Estatuto, o seu objetivo é de ser uma associação civil, técnico-cultural, constituí­da de Arquitetos, Engenheiros, Agrónomos, Geólogos, Geógrafos e Meteorologistas sem fins lucrativos.

A Instituição cresceu ao longo destes anos promovendo várias atividades tais como: cursos, palestras, contato direto com o Poder Judiciário, mesas redondas para orientações técnicas em laudos e perí­cias bem como a divulgação da Engenharia Legal para o público interessado. Pela sua notória atuação no meio técnico, veio a ser declarada de Utilidade Pública através da Lei Estadual n° 774 de 28 de janeiro de 1965. Em 2008 adquiriu e reformou um andar comercial no

Centro do Rio de Janeiro, obtendo assim a sua sede própria, graças ao dinheiro oriundo dos trabalhos técnicos de centenas de seus associados, que doavam uma parcela recebida para este fim específico.

Como Instituição local, adstrita ao Estado do Rio de Janeiro, veio a se filiar ao IBAPE Nacional no final dos anos 1980, passando assim a fazer parte da Entidade maior que congrega todos os Institutos de Peritos de Engenharia e Arquitetura de dezessete Estados e mais do Distrito Federal. E dentro desta integração nacional, o Instituto de Engenharia Legal passou a ser denominado Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro IBAPE-RJ conforme Assembleia Geral Extraordinária ocorrida em 18 de novembro de 2015.